
SE VOCÊ tem cães de raças como Yorkshire, Lhasa Apso ou Shih Tzu, com pelos longos, já sabe que fazer um penteado vai além da questão de beleza. Cães com pelos longos normalmente necessitam de algum tipo de penteado para evitar que molhem a pelagem da cabeça quando bebem água, por exemplo, e acabem criando algum problema de pele.
QUEM tem um cão com essas características normalmente vive em estéticas, pois a manutenção da pelagem não é fácil. Entretanto, é um engano manter o mesmo penteado e elástico entre uma semana e outra de banho. Geralmente os penteados são fáceis de serem retirados, isso porque os elásticos de topetes devem ser trocados mais de uma vez por semana, para não quebrar ou danificar o pelo.
MANUTENÇÃO em casa:
PARA refazer os penteados em casa, indica-se elástico fininho de cabelo, pois têm um bom tamanho e textura. Alguns esteticistas usam ainda os famosos frufrus, pois são de tecido e não machucam a pelagem.
NA hora de retirar o elástico, não tente arrancar. Eles devem ser cortados com a ponta de uma tesoura com cuidado para não arrancar o pelo e nunca devem ser reaproveitados. Evite ainda acessórios pesados ou que são fixados com cola quente, pois podem causar graves acidentes como queimaduras. Afinal, a saúde do seu cão deve estar sempre acima da questão estética.
Fonte: http://caninablog.wordpress.com/author/renatafaggion/page/54/