Por que usar Calçados de Segurança?


16/08/21 -

Por que usar Calçados de Segurança?

Já é de conhecimento de alguns profissionais que dentro de suas áreas de trabalho existe a obrigatoriedade, por lei, de utilização de calçados de segurança. Porém os calçados de segurança não são de uso restrito aos profissionais que tem uso obrigatório por lei. Muitos outros profissionais podem utilizá-los. Então, saindo um pouco do assunto lei, quais são os motivos para a utilização dos calçados de segurança?

Vamos mostrar os principais locais de trabalho onde é possível e/ou obrigatória a utilização deste produto e seus benefícios.

Em hospitais, ambulatórios e casas de saúde: pela necessidade de higiene, os calçados de segurança são os mais recomendados. Fáceis de limpar, alguns modelos são realmente muito confortáveis, para ficar horas em pé. Além disso, em hospitais podem haver espaços molhados e os sapatos de segurança possuem solado anti-derrapante, evitando escorregões ou quedas de profissionais durante o trabalho.

Em restaurantes, padarias, cozinhas: Quem trabalha em restaurantes, padarias e cozinhas, está sempre em movimento para atender bem os seus clientes ou para preparar os alimentos. Durante o trabalho ficam em locais onde o chão pode estar molhado ou escorregadio, por conta da gordura e vapor dos alimentos e por esse motivo os calçados de segurança com anti-derrapante são os mais indicados. Além disso, para trabalhar em um desses locais a higiene é fundamental, por isso a importância também de um calçado de segurança fácil de limpar. Os calçados de segurança por serem também impermeáveis, evitam que algum líquido quente caia e machuque os pés. Eles também tem biqueiras resistentes, que evitam acidentes, caso alguma panela venha a cair em cima do pé.

Supermercados: as biqueiras dos calçados de segurança protegem o pé no caso de algo pesado cair, bem como sua ação antiderrapante evita acidentes de queda dos funcionários, visto que, principalmente no estoque do supermercado o chão pode ser escorregadio, por conta de limpezas periódicas e produtos ou alimentos caídos ao chão.

Também é super indicado para Profissionais de vários setores, que utilizam água para limpeza ou que transitam em ambiente com o chão úmido ou que eventualmente possa estar molhado. O sapato de segurança protegerá de escorregões e quedas, bem como de deixar o pé molhado. Também evitará o contato direto do produto de limpeza com o pé do trabalhador. Exemplo açougues, frigoríficos, abatedouros, peixarias, salões de cabelereiro, clínicas veterinárias, jardinagem, profissionais de limpeza em geral, cuidadores de idosos e enfermos (principalmente no momento do banho assistido). Também um ponto importante é a facilidade de higienização do calçado.

Profissionais de Laboratórios, assim como profissionais da Saúde, precisam garantir a higiene do ambiente em que trabalham. Eventualmente o piso pode estar molhado e a queda precisa ser evitada. Caso lide com algum tipo de material corrosivo, como solvente, solução hidróxido de sódio, soda cáustica, solução de amônia, amoníaco, peróxido de hidrogênio, água oxigenada R, hipoclorito de sódio, água sanitária o calçado evita que o produto entre em contato diretamente com o pé. 

Outro uso super recomendado é para idosos, que são mais sensíveis a pisos escorregadios, deixando-os mais seguros evitando quedas.

Ficou em dúvida se os calçados de segurança podem ajudar você? Passe na Multiagro que te ajudamos a escolher o melhor modelo para seu trabalho e sua segurança.

Participe de nossa Pesquisa de Satisfação


Contato

Venha nos Conhecer nossa Loja
Pedro Alvares Cabral, 50 sl02
Ivoti | RS
51 3191.1560
51 98061.4804
multiagroivoti@multiagroivoti.com.br

HORÁRIO DE ATEDIMENTO
Segunda à Sexta: 8h às 12h - 13h30 às 19h
Sábados: 8h às 12h - 13h30 às 18h

ENVIE SUA MENSAGEM