
O inverno, mesmo com temperaturas baixas, pode nos trazer o belo colorido das flores. Algumas delas, inclusive, preferem esta estação, e são perfeitas para colorir seu jardim e sua casa trazendo mais alegria aos dias frios.
Vamos conhecer algumas espécies de flores próprias para esses meses frios? Confira!
Verbena
A verbena deve ser exposta a sol pleno. Regue-a todos os dias, com pouca água. Fica linda em vasos ou jardineiras de 30 cm de profundidade.
Kalanchoe
Uma planta suculenta, com abundante floração, que formam pequenos buques e podem ser encontrados em diversas cores. É necessário que receba luz solar direta durante algumas horas do dia e vento, para que permaneça bonita. No inverno é importante que essa planta receba regas espaçadas, pois não se deve deixar que a água fique acumulada o que pode causar o apodrecimento das raízes.
Manacá da Serra
O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, canteiros ou jardins. Sua floração ocorre no inverno, ao contrário da forma arbórea típica. Também pode ser conduzida em vasos.
Boca de leão
A boca de leão prefere temperaturas mais amenas, e floresce o inverno inteiro, tornando-a perfeita para a estação mais fria. O nome vem das suas flores, que possuem dois lábios (inferior e superior) e quando apertadas lembram uma boca se abrindo. Elas possuem uma deliciosa fragrância que pode ser sentida ao se aproximar.
Crescem melhor à sol, mas toleram sombra parcial e precisam de regas frequentes para não murcharem.
Amor-perfeito (Viola tricolor)
É uma das flores resistentes ao frio mais comuns, chegando a suportar até mesmo geadas. Está disponível em cores variadas, possuindo ainda cultivares mini, gigantes e com máscara.
E além de embelezar nossos jardins, o amor-perfeito ainda é comestível e pode embelezar também nossos pratos.
Begônias
O único cuidado necessário para que floresçam com todo vigor no inverno é regar com pouca água e direto na terra. Para deixá-las mais bonitas, retire as flores murchas e as folhas amareladas. Mantenha em local fresco e arejado sem expor diretamente ao sol.
Tegete-Anã ou Cravo da indía
A tagetes-anã é também conhecida como cravo-de-defunto e como cravo-da-índia. É uma planta muito fácil de cultivar, tanto em vasos e jardineiras, quanto em jardins. Devem ser cultivadas a pleno sol, em solo composto de terra de jardim e terra vegetal, com regas regulares. Tolerante ao frio, pode ser cultivada em todo país.
Cravos (Dianthus caryophyllus)
Os cravos possuem um aroma muito peculiar e delicado. Essas simpáticas flores se desenvolvem melhor em clima frio.
Costumam ser ligadas a sentimentos positivos de acordo com a cor. O vermelho representa o amor verdadeiro e a gratidão. Já os cor de rosa demonstram carinho. O cravo branco traz a mensagem de pureza.
Apreciam solo bem drenado, leve, fértil e rico em matéria orgânica. O solo deve permanecer sempre levemente úmido. O excesso de umidade prejudica o desenvolvimento da espécie.
Gerânios
Os gerânios são resistentes e podem ser colocados em floreiras nas sacadas ou em canteiros nos jardins.
Azaleia
Embora o florescimento da espécie não seja típico dessa época, deixando-as receber luz solar durante todo o dia, é possível que suas flores desabrochem justamente nessa estação.
As azaleias precisam de água somente para manter o substrato úmido, nunca encharcado. E é importante sempre retirar as flores murchas, para manter o pé mais saudável.
Ciclames (Cyclamen persicum)
Conhecidas como “rainhas da estação”, conseguem se adaptar até temperaturas beirando 5°C.
Para que os ciclames durem mais, é necessário retirar as folhas amareladas, evitar molhar as flores e regar com pouca água diretamente sobre o solo.
Camélia (Camellia)
Embora floresça durante o ano todo, é no inverno que as camélias ficam muito mais bonitas. Nessa estação, as flores têm mais chances de nascerem bicolores.
O solo ideal para o cultivo das camélias é formado por três partes de terra vegetal e uma parte de composto orgânico. Para manter a planta saudável é necessário regá-la duas vezes por semana.
Agora que você já sabe quais flores podem colorir seu jardim no inverno, que tal passar na Multiagro para ver nossas lindas flores e escolher as suas?
Esperamos você!